E os Prémios SAPO 2017 foram para…

Foram hoje conhecidos os vencedores das 30 categorias dos Prémios SAPO 2017, o principal galardão nacional que premeia a excelência da comunicação online.  Ver lista dos vencedores.

Em cerimónia de entrega dos Prémios realizada ontem dia 12 de outubro, no Auditório da Fundação Champalimaud, foram entregues os troféus aos responsáveis pelas campanhas a concurso, sendo de destacar este ano:

– NOSSA, a Agência Criativa do Ano;
– MEC Portugal, a Agência de Meios do Ano;
– Unicer, o Anunciante do Ano;
– “Serviço de Despertar” para a McDonald’s como a Campanha do Ano (da fullsix Portugal);

De realçar ainda o vencedor do prémio de Media Digital, a Câmara Municipal de Lisboa com o Site Lojas com História. Este prémio veio galardoar, pela primeira vez, projetos de Media Digital que se distinguiram pelo seu caráter inovador. Nesta categoria especial os projetos foram selecionados pelo SAPO com base em sites ou rúbricas que foram lançados, renovados ou reformulados entre 1 de Junho de 2016 e 31 de Maio de 2017 e que apresentam novos paradigmas na forma de aceder, consultar ou visualizar informação.

Esta edição dos Prémios SAPO premiou 17 agências, 20 anunciantes e 25 campanhas. A concurso estiveram 158 submissões, que originaram uma shortlist de 69 trabalhos de 25 agências.

A 17ª Edição dos Prémios SAPO contou este ano com três painéis de reputados profissionais do mercado da publicidade, agências e anunciantes reconhecidos no setor e convidados pela organização que avaliaram a originalidade e a adaptação das campanhas publicitárias aos novos paradigmas tecnológicos: Primeiro Júri, Segundo Júri e Júri Media Digital.

José Pedro Dias Pinheiro, CEO do GroupM, presidiu aos três painéis de Júri dos Prémios SAPO.

O Primeiro Júri, que foi responsável por definir a shortlist das melhores campanhas inscritas, foi constituído por:
Ana Paula Pedro – Initiative
Andreia Toscano – RENAULT PORTUGAL
Fábio Godinho – UMWW
Filipe Balbino – ARENA MEDIA
Filipe Mata – CARAT
Filipe Neves – HAVAS MEDIA
Frederico Correia – MEC
Gonçalo Ramos – Samsung Electrónica Portuguesa, S.A.
Joana Oliveira – MediaCom
Joana Tremoço – GroupM
Justyna Valente – TAP
Marta Teixeira – CETELEM
Miguel Relva – Mindshare
Nuno Costa – OMD Portugal
Pedro Vintém – J. Walter Thompson Lisbon
Vasco Teixeira-Pinto – NOSSA
Francisca Anunciação – MONDAY
Filipe Silva Matos – WORTEN

O Segundo Júri, incumbido da nomeação dos vencedores dos Prémios SAPO, reuniu dia 03 de outubro e foi composto por:

Aira de Mello – Volvo Car Portugal SA.
Francisco Teixeira – Initiative
Jorge Francisco – Carat Portugal
Miguel Nunes Almeida – Sonae MC
Rodrigo Costa – Monday
Rui Freire – Omnicom Media Group
Vitor Teixeira de Matos – t_insight
Etienne Clause – Cofidis
Ivo Purvis – Partners
Mário Rodrigues – Notícias ao Minuto

O Júri da categoria Media Digital, que selecionou o projeto mais inovador foi composto por:

Rudolf Gruner – Observador
Rute Sousa Vasco – Madremedia
Ricardo Pereira – NiT
Francisco Matos Chaves – MEO

Os Prémios SAPO existem há mais de 16 anos e constituem um marco no calendário nacional do mercado de publicidade: são os únicos que distinguem o que de melhor se cria e divulga em publicidade e comunicação digital. Até hoje foram já entregues mais de mil troféus nas várias categorias.

Tradicionalmente, o valor angariado com as inscrições reverte a favor de instituições de solidariedade social, identificadas no âmbito da atividade da Fundação PT, sendo que as 16 edições anteriores tinham acumulado, até agora, um total de 160 mil euros.

Este ano foi angariado com as inscrições o valor final de 15.600 euros que foi doado à APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, que tem como missão aproximar a Instituição dos utentes com ELA, no sentido de, em conjunto, participar ativamente na procura de soluções que minimizem o impacto da doença e contribuam para o aumento da qualidade de vida dos portadores e dos seus familiares/cuidadores.